BLOG

Passo a passo: Como fazer uma higienização bucal completa

9663-para-todo-sorriso-existe-uma-escova-cert-slider_medias-1

Um hálito fresco e agradável, assim como um sorriso branco e bonito é fruto de uma higienização bucal completa. Desde pequenos, somos orientados a escovar nossos dentes e passar o fio dental após cada refeição. Mas será que você está praticando a higienização corretamente? Vamos ao passo a passo:

Escolha da escova

A melhor amiga da boca saudável é, sem dúvida, a escova dental. Com tantas opções no mercado, pode ser comum escolher pela mais bonita, o que é um erro. Nem sempre a mais cara será a melhor opção. Para uma higienização bucal completa, alguns fatores devem ser observados.

Dentistas recomendam optar por escovas com cerdas macias, com no mínimo 5 mil cerdas. Escovas com fios muito rígidos vão desgastar o esmalte do dente e podem machucar a gengiva, causando retração gengival.

Para que a escova não machuque a parte interna da sua boca, assim como alcançar todos os cantinhos dos dentes, o ideal é que ela tenha cabeça arredondada e não quadrada.

O cabo da escova também é um detalhe que deve ser levado em conta. Prefira cabos lisos, pois os emborrachados, normalmente, acumulam sujeiras servindo de proliferação de bactérias. Por último, tenha também um protetor de cabeça, para evitar que a sua escova fique exposta a micro-organismos.

Antes da escovação

O ideal é realizar a limpeza bucal após cada refeição, para eliminar os resíduos que se alojam no interior da boca. Antes de começar a escovação propriamente dita, faça um bochecho com água, isso ajuda a soltar e eliminar os excessos de partículas de sujeira, assim como facilita a escovação.

Creme dental

Assim como as escovas, há inúmeras alternativas de creme dental no varejo. Opte por alguma que contenha flúor em sua composição, exceto se a pasta for destinada às crianças, neste caso, o excesso do composto é prejudicial. Quanto a quantidade, não precisa exagerar, a escova é muito mais importante que a pasta de dente, uma gotinha de pasta (do tamanho de uma ervilha, por exemplo) já é o suficiente.

Escovação correta para uma higienização bucal completa

O método de escovar os dentes é tão importante quanto a escolha da escova certa. Primeiramente, não tenha pressa. Com movimentos de cima para baixo passe a escova em um ângulo de aproximadamente 45°, de forma que as cerdas da escova passem pela gengiva e pelos dentes. Nunca escove de baixo para cima, pois assim só alojará sujeira na gengiva. Só finalize a escovação após realizar esse procedimento em todos os dentes.

Fio dental

Após realizar a escovação de todos os dentes é hora de passar o fio dental para garantir uma higienização bucal completa e eficiente. Além de remover as sujeiras mais difíceis que as cerdas da escova não alcançam, o fio dental auxilia no combate ao mau hálito. Lembre-se de nunca usar a mesma parte do fio em dois lugares diferentes.

Enxaguante bucal

Se você seguiu todos os passos anteriores corretamente, pode finalizar com um enxaguante bucal apenas para prolongar a sensação de frescor na sua boca. Alguns produtos contêm agentes em sua fórmula que auxiliam no combate à bactérias que ficam na boca, evite os produtos que contenham álcool na sua formulação. Consulte-nos para saber qual o mais indicado para você.

Falando em dentista…

Mesmo que você realize uma limpeza bucal exemplar, visitar o dentista regularmente é fundamental para manter a saúde da sua boca. O profissional também poderá te auxiliar indicando quais os melhores produtos para a sua higienização, como tipo de escova, creme dental e enxaguante. Marque seu horário conosco!

Curta a página da ICG Odontologia no Faceboook e receba mais dicas para cuidar do seu sorriso!

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Dicas

Cuidados que você precisa ter pós-extração

Implantes

Mitos e verdades sobre os implantes dentários

Dicas

Halitose: um problema que você pode evitar

Dicas

Alimentos que mancham os dentes

(41) 3248-8919 | (41) 99192-8919
contato@igcodontologia.com.br
Rua Almirante Gonçalves 1521
CEP 80230-060 - Rebouças - Curitiba
PR EPAO 1.802 RT-CROPR: 18.899 Dr. André Luís Geara Cardoso
Solicite uma avaliação

Olá, como podemos ajudar?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.