IGC Odontologia

Inicial Facebook Instagram

Artigos

Saiba mais sobre o visagismo: a personalização do sorriso

Zelar pela imagem pessoal é um assunto que gera preocupação na maioria das pessoas, principalmente quando se trata das expressões faciais. Afinal, nem sempre a imagem que queremos passar é a mesma que as outras pessoas conseguem enxergar.

O visagismo se preocupa justamente com esse aspecto: criar uma relação harmônica entre a personalidade do indivíduo e as características visuais de sua face. E agora este campo ganhou um novo aliado, o visagismo odontológico, que permite personalizar e reconstruir o seu sorriso, por meio de tratamentos estéticos dentários e, quando necessário, da arcada dentária.

O que é visagismo odontológico?

O visagismo odontológico é uma nova área da odontologia estética. Assimilando os estudos e a releitura do conceito de visagismo, do artista plástico Philip Hallawell, o cirurgião-dentista mostrou como é possível personalizar o sorriso em sincronia com a personalidade de cada pessoa. Para chegar a tal efeito, inicialmente, o dentista realiza uma entrevista com o seu paciente.

A conversa é fundamental para se diagnosticar a imagem e as características da personalidade que o cliente deseja destacar. Por exemplo, uma pessoa mais séria, que tem como objetivo comunicar liderança e força, pode faze-la por meio de dentes mais retos e retangulares, já alguém que procure focar em simpatia e delicadeza, explora-se dentes mais arredondados.

Após essa conversa, o dentista realiza uma análise das linhas do rosto, divididas em cinco campos, cada um relacionado a um diferente aspecto: testa (intelecto), olhos (emoção), nariz (dinâmica), lábios (comunicação) e queixo (vontade). Somado a isso, leva-se em consideração a personalidade de cada pessoa, segundo a classificação dos temperamentos de Hipócrates, que são quatro: Colérico, Sanguíneo, Melancólico e Fleumático.

Tratamento

Por meio de fotos, exames radiográficos e simulações em softwares, o profissional e o paciente chegam ao consenso de como se dará o tratamento, a fim de conseguir um sorriso personalizado com os aspectos internos, vontades, personalidade, contornos do rosto e expressões faciais, percebidos nas etapas descritas anteriormente.

Entre os problemas estéticos que o visagismo odontológico pode melhorar, estão: dentes manchados, amarelados, escurecidos ou despigmentados, fraturas dentárias, sorriso gengival, ausência de dentes, diastemia (dentes separados), dentre outros. O tratamento dependerá de cada caso e podem incluir: clareamento dentário, aplicação de resina, uso de lente de contato dental e até mesmo cirurgias.

É importante salientar que cada procedimento é totalmente personalizado e voltado às peculiaridades de cada pessoa. O efeito final é um sorriso único, que combinado com as características físicas e emocionais do indivíduo, ajudarão a aumentar a autoestima pessoal, social e profissional.

Se interessou pelo assunto? Curta a página da IGC Odontologia no Facebook para você ficar sempre por dentro das tendências em saúde e estética bucal.

Solicite uma avaliação.

Informe seus dados e solicite um agendamento.