IGC Odontologia

Inicial Facebook Instagram

Dicas para evitar a gengivite

A gengivite é um problema grave que atinge muitos brasileiros. Consiste em uma inflamação na gengiva, que se não for tratada corretamente, pode atingir o osso alveolar, responsável pela sustentação e fixação dos dentes na nossa boca. Em muitos casos, pacientes chegam a perder os dentes por causa da gengivite.

A gengivite é causada pela presença de placa bacteriana, que é o acúmulo de microrganismos na superfície dos dentes, língua, bochechas e gengivas. Quando a placa não é tratada, as bactérias começam a se alimentar dos resíduos que ficam na boca, liberando ácidos que podem infeccionar a gengiva, causar cáries, aftas e outros problemas.

Ela afeta pessoas de todas as idades, mas é muito mais comum em pessoas adultas e fumantes. Alguns dos primeiros sinais são: gengiva avermelhada, inchada ou flácida; sangramento das gengivas durante a escovação ou uso do fio dental; impressão de que os dentes estão mais longos (o que ocorre devido à retração da gengiva); mau hálito e gosto ruim frequente na boca. No estágio inicial, a doença é totalmente reversível, então é preciso estar bem atento a estes sinais e procurar um dentista.

Para evitar este chato problema é muito simples: apenas mantenha uma higiene bucal adequada, escovando os dentes, passando o fio dental diariamente e visitando seu dentista regularmente.

Outras dicas são: ingerir alimentos ricos em vitamina C como laranja, acerola e abacaxi, pois a carência desta vitamina pode acarretar em gengivite, também sempre tenha uma escova de dente e fio dental com você e sempre escove os dentes depois de todas as refeições.

Marque seu horário aqui no IGC.

Rua Almirante Gonçalves 1521- Rebouças- Curitiba.
(41) 3248-8919 ou (41) 99192-8919

Solicite uma avaliação.

Informe seus dados e solicite um agendamento.